quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

FALOS & STERCUS / OFICINAS PERMANENTES A PARTIR DE MARÇO






ALGUNS INTEGRANTES DO FALOS & STERCUS COM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR E APROFUNDAR SUAS PESQUISAS, DESENVOLVEM AS SEGUINTES OFICINAS.


"Quando se fala em imaginação, em fantasia, inevitavelmente está se falando no Falos & Stercus, que tem assombrado Porto Alegre com espetáculos que reúnem beleza, inteligência, audácia e uma espantosa criatividade." Moacyr Scliar
"O Falos foi o maior vento de renovação do teatro gaúcho. Só pela revolução que produziram na província já terão o seu nome assegurado na história. Mas eles fizeram mais, fizeram um teatro de qualidade, de pesquisa, de ousadia formal. A arte dramática, como todas as outras, esclerosa. E aí, só chamando o Falos & Stercus!" Charles Kiefer


OFICINA DE INTERPRETAÇÃO / MARCELO RESTORI

Diretor do grupo teatral Falos & Stercus e cineasta formado na PUCRS.

Quando: segundas, quartas e sextas feiras
Horário: 19h às 22 e 30min
Valor: RS 120,00
MODALIDADES:

Prático: atores, diretores e bailarinos

Ouvinte: diretores e cineastas

O objetivo é impulsionar sensibilidades expressivas capazes de levar os participantes a um estado que resulte em descobertas pessoais comprometidas com a criação de um espaço imaginário, vivo e surpreendente. A oficina também trata da transformação dos domínios técnicos dos participantes, sejam eles quais forem - performáticos esportivos ou acrobáticos - em matéria teatral, além da pesquisa espacial a partir do diálogo com o espaço de atuação.
RESTORI já realizou oficinas em Londres, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina e etc. Além de criar o Falos & Stercus também é responsável pela direção, roteiro e arte do curta em 35mm Placebo, prêmio Kodak de melhor curta metragem brasileiro de 2007 e segundo melhor curta Latino Americano de 2007 (é a segunda vez que um filme brasileiro chega ao segundo lugar neste festival, a melhor colocação até então.).

Marcelo Restori: Diretor do Falos & stercus - um grupo ousado e inovador - Restori segue o modelo de workshop que desenvolveu em Londres, no International Workshop Festival, que objetiva impulsionar sensibilidades expressivas capazes de levar os participantes a um estado de descobertas pessoais comprometidas com a criação de um espaço imaginário, vivo e surpreendente.
OFICINA CORPO-MENTE/UMA FRONTEIRA MÓVEL / ALEXANDRE VARGAS

Quando: Sempre na primeira semana de cada mês de segunda à sexta feira

Horário: 09h às 13h
Valor: R$ 120,00

Conteúdo: “CORPO-MENTE/Uma Fronteira Móvel”, busca intensificar e aprofundar os conhecimentos na área teatral. O objeto da oficina é o corpo na possessão e no transe. Um estudo sobre as estruturas do transe e do culto, sobre o sistema ritual, simbólico e seus cantos. O corpo no espaço e no tempo, a imagem do corpo e a identidade pessoal. Os rituais de iniciação, a figuração metonímica do sacrifício e os Estados Modificadores da Consciência. Uma análise da atmosfera plural – plástica, sonora, corporal -, presentes no ritual de possessão. A oficina “CORPO-MENTE/Uma Fronteira Móvel”, nasce e se consolida na justaposição de todos esses elementos pesquisados com o estudo da consciência corporal e da compreensão técnica e mecânica do movimento físico dentro do teatro.


OFICINA: ATOR, A TESTEMUNHA MUDA /ALEXANDRE VARGAS

Sábados
Horário: 09 às 12 e das 14 às 17
Valor: R$ 150,00

Através do seu trabalho, o ator unifica em si mesmo as qualidades de um guerreiro, de um dançarino, de um cantor e de um homem de sabedoria. O seu instrumento, o seu veículo nessa busca do saber, ou seja, a sua maneira de abordar a própria essência e de conquistar sua auto-organização é a abordagem da oficina “Ator, a testemunha muda”.
Os atores investigaram os movimentos, as ações físicas e suas danças pessoais. Essa investigação acaba se tornando uma pesquisa sobre as próprias raízes da dança pessoal e dos movimentos. Trabalhar sobre essas raízes, na verdade, significa trabalhar sobre si mesmo. Isso só é possível porque a dança pessoal e as ações físicas criam um certo número de obstáculos. Assim, numa primeira etapa o ator atingirá a consciência que o “domínio técnico” é necessário. Mas o importante vem depois desse primeiro passo: conseguir atingir as raízes de sua própria natureza (do seu próprio ser), e observa-las em ação – dança pessoal e movimentos – como uma “testemunha muda” de si mesmo.

ALEXANDRE VARGAS é considerado um dos atores mais criativos de sua geração, em treze anos de carreira, se exercita como pesquisador, criador e ator. Integrante e um dos fundadores do Falos & Stercus, com o qual ano após ano, constrói um teatro de rupturas. Sua trajetória se funde com a do grupo onde testa e desenvolve idéias a respeito do que seja interpretar. Com a vida dedicada a isso, Alexandre procura que sua interpretação revele a maturidade e a sensibilidade desse percurso, um trabalho que se faz a cada dia e depende dessa dedicação.Atuou em mais de quinze peças, oito dirigidas por Marcelo Restori. Também trabalhou com outros grandes nomes do teatro, como Judith Malina do Living Theatre, Hamir Haddad, Luiz Carlos Vasconcelos, Eduardo Tolentino, Bete Coelho, entre outros.Investe constantemente em sua formação artística, freqüentando cursos, seminários e conferências com teatrólogos nacionais e internacionais. Na extensa lista de artistas que participaram de alguma maneira desse processo, destacam-se nomes como o do japonês Andrew Tsubaki, da universidade de Kansas; José A. Sánchez da Universidad Castilla-la-Mancha da Espanha; Eugênio Barba da International School of Theatre Antropology; Judith Malina, Ilion Troya e Hanon Reznikov integrantes do Living Theatre de New york; Teatro Tascabile di Bergamo da Itália; Andréas Sippel da Escola Superior de Falkenber da Alemanha e os escritores Luiz Antônio de Assis Brasil e MoacyrScliar.

ONDE: Hospital Psiquiátrico São Pedro
Av. Bento Gonçalves, 2460 - Partenon

INFORMAÇÕES:
ELENICE ZALTRON
51 99373853
51 34930572

Nenhum comentário: